Carta Aberta aos Associados, Usuários e Amigos da ACOJAR
O ano de 2020 já entrou para a história. A pandemia do COVID-19 alterou a rotina do mundo todo. E na ACOJAR não foi diferente, prejudicando muito o dia-a-dia da Associação.
As fontes de receita da ACOJAR sempre foram baseadas na anuidade dos associados, arrendamento de espaço para outdoor e nas contribuições de terceiros para atividades de convívio social:
utilização dos espaços para festas e reuniões;
o campo de futebol;
a tradicional festa junina e
o restaurante.
Essas receitas eram utilizadas para o custeio da ACOJAR: manutenção dos equipamentos (campo de futebol, quadras esportivas, parquinho, salão 1 e 2, churrasqueira), da área física (poda e roçada da vegetação), salários e encargos dos três funcionários, água e luz, vigilância eletrônica, telefone, internet, serviços de terceiros, entre outros.
Porém, essas receitas deixaram de existir a partir de 17 de março de 2020, quando todas as atividades de convívio social foram proibidas como medida de segurança sanitária, em função da Pandemia COVID-19.
Além disso, apenas 25% do total de associados estão em dia com o pagamento da anuidade de 2020.
A realidade é que, sem essas receitas, a associação passou a ter muita dificuldade em manter as contas em dia.
Vale ressaltar que a ACOJAR não pôde sediar a Zona Eleitoral, que foi transferida para local próximo, pela iminente possibilidade de corte de água e luz no dia do pleito.
Vislumbramos como fonte de receita certa, o retorno das atividades do campo de futebol suíço. Por isso a ACOJAR priorizou os reparos necessários no gramado, alambrado, redes e refletores para reabertura ao público de forma segura, o que envolveu mais despesas.
Para piorar mais a situação, a ACOJAR foi envolvida numa ação trabalhista de empresa terceirizada, contratada para gerenciar os usuários do campo de futebol. Nesta ação, a ACOJAR foi considerada ré subsidiária, uma espécie de fiadora. Essa condenação motivou o bloqueio da conta bancária da Associação, o que impossibilitou a ACOJAR de utilizar sua conta por um tempo.
Então, resolver este problema passou a ser prioridade, o que já foi encaminhado junto ao Tribunal Regional do Trabalho e a ACOJAR já voltou a operar sua conta bancária.
A ACOJAR precisa, mais do que nunca, da compreensão dos seus associados, usuários e amigos, para que possamos atravessar essa grave crise financeira.
Desta forma, gostaríamos de sensibilizar os associados para se engajarem num “MOVIMENTO PRÓ ACOJAR”, com a quitação da anuidade de 2020 e também a quitação da anuidade de 2021.
E, num esforço conjunto, num gesto de amor à ACOJAR, que tantos benefícios trouxe ao Bairro Santa Mônica ao longo de sua história de 44 anos, onde criamos nossos filhos e onde nossos netos poderão continuar a usufruir, seriam muito bem vindas doações financeiras em prol desta outrora pungente associação comunitária.
Agradecemos a compreensão de todos e estamos à disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários.
Respeitosamente,
Conselho Diretor da ACOJAR
Secretaria da ACOJAR: (48) 3234 4846 acojarsantamonica@gmail.com