Fórum da Bacia do Itacorubi (FBI)

O Fórum foi criado no ano de 2009, e reúne entidades que representam os moradores de bairros que compõem a Bacia do Itacorubi, quais sejam:
Bairro Santa Mônica
Associação Comunitária do Jardim Santa Mônica – ACOJAR
Bairro Itacorubi
Associação do Bairro Itacorubi- ABI
Conselho Comunitário do Parque São Jorge – CONJORGE
Associação de Moradores da Vila Ivan Matos e Adjacências – AMOVIM
Bairro Córrego Grande
Conselho Comunitário do Córrego Grande – CCCG
Conselho Comunitário dos Jardins Flor da Ilha, Anchieta e Germânia – CONFIA
Associação de Moradores do Sertão do Córrego Grande – AMOSC
Bairro Carvoeira
Conselho Comunitário Jardim Cidade Universitária – CONJARDIM
Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis – AMOBICI
 
Nestas eleições, o Fórum da Bacia do Itacorubi enviou “Carta Aberta” aos(as) candidatos(as) a Prefeito(a) da cidade de Florianópolis, com reivindicações prioritárias da região. Alguns exemplos do apoio do FBI nesta luta corajosa e permanente em prol da sustentabilidade e conservação da natureza:
 
1 – Adequação Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi – PMMI ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, com implantação do Conselho Gestor, para elaboração do Plano de Manejo do Parque;
2- Defesa da categorização da área do Parque Ecológico do Córrego Grande como Parque Urbano e doação definitiva desta Área Verde de Lazer de 21 hectares ao Município, a fim de garantir que a área continue a ser de uso público e de conservação ambiental;
3- Criação do Parque do Jacaré/Santa Mônica e desapropriação da área: este Parque é uma medida compensatória ainda não cumprida do Termo de Ajuste de Conduta – TAC, firmado em 2006 pelo MPF com o Shopping Iguatemi e a Prefeitura Municipal. É preciso garantir os recursos financeiros para a aquisição/desapropriação da área privada que se localiza lindeira ao Rio Sertão, na entrada do bairro Santa Mônica, e tornar realidade esse Parque Urbano, que é um corredor ecológico que conecta a UC do Parque Natural Municipal do Maciço da Costeira –PNMMC à UC do Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi.
4- Concluir a obra de revitalização da Av. Madre Benvenuta: concluir o projeto da PMF, com a efetivação das outras duas entradas previstas para o bairro. Na prática, só existe uma entrada ao bairro que é pela Rua Byron Barcelos, deixando todo o trânsito estrangulado atrás do Supermercado Angeloni. Precisamos voltar a ter a entrada principal pela Avenida Madre Benvenuta.
5- Ligação ciclopedonal em nível entre os bairros Santa Mônica e Trindade, na altura da atual Av. Madre Benvenuta, a qual é entrecortada pela Av. Prof. Henrique da Silva Fontes (Beira Mar Norte); ou adequar a atual passarela para ter acessibilidade.
6- Demarcar as Áreas Verdes de Lazer – AVL da antiga Área Comunitária Institucional da ASTEL no Mapa de Microzoneamento do Plano Diretor de 2014 (LC 482/2014): o FBI realizou estudos que comprovam a existência de duas AVLs sobrepostas à APP ocupada por particular, às margens da Av. Madre Benvenuta, cuja ocupação irregularidade é objeto da ACP nº 5057132-17.2020.8.24.0023, recentemente movida pelo MPSC/28ª Promotoria de Meio Ambiente. A primeira AVL é originária do Loteamento Jardim Santa Mônica, aprovado em 1970. A segunda AVL é originária de alteração de zoneamento de ACI para AMC-2, em 2004, sob a vigência da LC 001/97. Tais AVLs nunca foram demarcadas nos mapas de microzoneamento dos três últimos Planos Diretores Municipais, sendo que atualmente a referida área, que também é APP de 30 metros do rio, está classificada como AMC 6.5 no Plano Diretor de 2014, permitindo a edificação de até 6 andares.
7- Implementar Rede cicloviária da Bacia do Itacorubi para proporcionar segurança viária, linearidade, conexão, coerência, conforto e atratividade no uso deste modal. A rede cicloviária seria composta por:
7.1- Ciclovia do Parque Linear do Córrego Grande – PLCG: conexão por ciclovia dos bairros Córrego Grande, Itacorubi e Jardim Santa Mônica. Obs: falta construir a ciclovia do PLCG, no Trecho 3 (entre a Av. Madre Benvenuta e a Rua João Pio Duarte Silva) e as 4 passarelas para pedestres e ciclistas, previstas no projeto do Parque Linear.
7.2- Ciclovia do Jardim Botânico: projetada.
7.3- Ciclovia no entorno do Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi: já executada.
7.4- Ciclovia Via Mangue: elaborar estudo para construção de ciclovia/passeio beirando o Manguezal/Santa Mônica, conectando com a Ciclovia do Jardim Botânico (projetada).
7.5- Ciclovia pelo canal de ligação entre o Rio Sertão e Rio Itacorubi: elaborar estudo para construção da ciclovia nas margens deste canal/rio.
7.6- Rede cicloviária da UFSC

 Reunião do FBI, na sala de reuniões da diretoria da ACOJAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja outras Notícias